Se você está na dúvida se deve ou não investir na produção de conteúdo em vídeos, te convido a ler este texto pois quero te mostrar algumas informações.
Em resumo, a produção de conteúdos em vídeos é o processo de criar, publicar e promover conteúdos personalizados, conforme os arquétipos de negócio.
Afinal, produzir vídeos, uma estratégia de marketing que ajuda na formação de um público fiel por meio da criação e compartilhamento dos conteúdos.
Desse modo, uma vez que o engajamento é conquistado, a preferência é estabelecida.
Criação e Distribuição de Vídeos Estratégicos
Ademais, é uma estratégia que é baseada na criação e distribuição de informações relevantes sem destacar a marca da empresa.
Mas, como assim “sem destacar a marca da empresa”???
A linguagem dos seus vídeos não precisam sempre ser em tom de varejo, ou seja, de venda de forma direta.
Primeiramente você pode apresentar informações úteis para sua audiência.
Em segundo lugar você pode mostrar outras informações relacionadas ao primeiro tema apresentado.
Em terceiro lugar, pode apresentar alguma oferta ou oportunidade ou benefício.
Tanto a criação de vídeos quanto a distribuição de vídeos precisam ser pensadas e posicionadas de forma estratégica.
Por exemplo: Onde o vídeo será exibido? Em qual momento o espectador verá este vídeo? Será um vídeo público ou restrito? Este vídeo possui desdobramentos?
O grande segredo é ajudar sua audiência a resolver algo, ou seja, adicionando em seu dia a dia uma oportunidade de resolver algum problema que ele esteja enfrentando.
Seja um problema a ser resolvido seja uma dúvida a ser respondida ou plantar uma ideia na mente do seu espectador, a criação e distribuição precisa estar alinhada e constantemente testada.
Na criação, é possível usar vários elementos como humor, tutoriais, comerciais, depoimentos, educação, histórias e outros formatos de conteúdos disponíveis para melhor traduzir sua mensagem em vídeo.
Leia sobre: Arquétipos em Vídeo Marketing
Em seguida, trouxemos alguns dados de outras plataformas sobre o Consumo de Vídeos.
O Consumo de Vídeos Está Mudando Rapidamente
O consumo de vídeos tem aumentado muito a cada ano. Além do surgimento de novas plataformas que impulsionam o consumo de vídeos, temos também novas tecnologias e velocidades de internet como, por exemplo, o 5G.
Neste cenário, segundo a Cisco, em 2023:
- A conexão 5G gerará quase 3 vezes mais tráfego do que uma conexão 4G.
- 66% das TVs serão 4k e com isso haverá um consumo maior de vídeos em casa.
Se olharmos para as redes sociais, entre as 10 mais acessadas no Brasil, temos o Youtube liderando o ranking com mais de 2 bilhões de usuários ativos e mais de 1 bilhão de horas assistidas na plataforma, segundo a We Are Social.
Esses dados são dados desconsiderando a pandemia.
A Pandemia Mudou o Consumo de Vídeos
Conforme o report “Covid_19: Know what the world is watching”(Covid-19: Saiba o que o mundo está assistindo), da Tubular Labs, que analisou os dias 1 de março a 17 de março de 2020, registrou um aumento no consumo de vídeos por temas de saúde, artes e cultura e esportes comparados com o mesmo período do ano de 2019.
Eles analisaram um público nos EUA, porém na mesma data em que o COVID 19 estava acontecendo no Brasil também.
Com as rotinas de exercícios físicos interrompidas, muitas pessoas procuraram por vídeos para fazer exercícios em casa, essa demanda aumentou mais de 90% desde o surto. Em contrapartida, muitos também procuram coisas novas para se fazer em casa, desde novas atividades à decoração e artes em geral, ou seja, buscam algo para se inspirarem.
Os vídeos de músicas também cresceram mais de 63% em comparação ao mesmo período do ano de 2019.
Como Isso Afetou As Buscas No Youtube?
Segundo a Youtube Brasil, o público em geral acessou muito a plataforma durante a quarentena e, de acordo com a empresa, as buscas que mais tiveram procuras foram:
- Lives musicais: com o uso por parte dos artistas. Eles se aproximaram dos fãs e é possível ver várias lives acontecendo ainda.
- Eventos esportivos: campeonatos e partidas de futebol marcaram as transmissões também, com direito a doações pelo Youtube.
- Saúde e bem-estar: com o fechamento das academias e afins, os brasileiros procuraram a plataforma para fazer seus treinos em casa.
- Culinária: de acordo com o Youtube “diversos criadores fazendo vídeos de receitas fáceis que eram de interesse dos usuários, como pães, pizzas e até mesmo um café que virou tendência”.
- Jornalismo de credibilidade: várias pessoas procuraram por notícias confiáveis sobre a pandemia entre outros assuntos.
- Lifestyle: “cada vez mais celebridades estão abrindo suas vidas e compartilhando o dia-a-dia em vlogs no YouTube. Um bom exemplo é a Simone (da dupla Simone e Simaria)”, destaca a empresa
A empresa ainda destaca que “o usuário brasileiro está muito conectado com o conteúdo e com o criador local. Ele adora acompanhar seus criadores preferidos e consumir diversos tipos de conteúdos: esportes, vlogs, culinária, economia, vídeos de faça você mesmo, notícias, games, entre outros, em português”.
Com estas informações é possível ter uma noção de como será o comportamento e as possíveis demandas para os próximos anos, não é mesmo?
Veja o que o Google Trends também trouxe de resultados de 2020.
Os Mais Pesquisados “Em Casa”, Segundo O Google Trends
De acordo com o Google Trends, que publicou as top 10 pesquisas do ano de 2020. Imagine vídeos seriados sobre cada um desses assuntos:
- Exercícios para fazer em casa
- Como fazer máscara em casa?
- Fotos em casa
- Horta em casa
- Academia em casa
- Festa em casa
- Brincadeiras para fazer em casa
- Festa junina em casa
- Vacina em casa
- Pilates em casa
É possível enxergar vários vídeos sobre cada um desses temas e alinhado com boas práticas de SEO juntamente com conteúdos estratégicos e bem editados e com tráfego pago, é sucesso na certa!
É possível que você mesmo tenha pesquisado sobre algum desses temas durante a pandemia.
No entanto, é claro que isso requer investimento de energia, tempo e dinheiro, contudo, a parte chave é ver que isso pode te gerar mais resultados tanto a curto como a longo prazo.
Apesar Das Métricas, Vídeos São Sua Prioridade?
A pergunta que não quer calar é: Você enxerga a produção de conteúdo em vídeos como um investimento ou desperdício?
Portanto, essa é a pergunta que todos nós devemos fazer.
Apesar de se ter muitos estudos, análises de mercado e afins, se você não considera isso um investimento para sua empresa, você nunca desfrutará dos benefícios de usar vídeos em seus conteúdos.
Quando falamos de produção de conteúdo em vídeos, falamos de vídeos que te ajudam a vender mais e a te posicionar melhor no mercado.
Então, eles geram mais engajamento e te aproxima do seu futuro cliente.
Enfim, acreditamos que tanto estratégias de aquisição, pós-compra e relacionamento com seu cliente usando vídeos, lhe trará ótimos resultados.
Isso tudo faz sentido para você? Você gostaria de produzir conteúdo em vídeo para qual finalidade?
Então clique no botão abaixo e vamos conversar: