Uma Dúvida Muito Comum
É comum a dúvida: Edição de vídeo ou montagem de vídeo? Qual eu preciso?
Essa é uma pergunta que já ouvimos mais de uma vez e neste blog iremos compartilhar com você um pouco da nossa experiência sobre este assunto.
A saber, na produção audiovisual, as funções da edição e da montagem de vídeos são discutidas há muito tempo. Alguns afirmam que são similares e outros que são funções diferentes.
Apesar de popularmente o significado ser equivalente um ao outro. Porém, a prática demonstra que no processo da pós-produção do vídeo os rumos de ambas as funções possuem valores e qualidade diferentes.
Contudo, são serviços diferentes e habilidades específicas.
Um montador de vídeo é um profissional mais versátil, desse modo, domina técnicas e consegue fazer uma montagem de vídeos ideal.
Antigamente as imagens eram registradas de forma linear, onde eram usadas películas que eram cortadas e coladas na sequência desejada.
Com isso, as funções eram bem separadas pois envolviam equipamentos grandes e específicos para cada etapa da produção de um filme.
Já no digital as edições são facilitadas, ou seja, você pode cortar seus planos, sequências, efeitos e tudo através de softwares de edição de vídeo.
O que é a Edição de Vídeos?
A princípio, a edição de vídeo, na prática e na minha opinião também, é um processo onde se corta os takes. Takes são aqueles pedaços de gravação que são gerados quando aperta-se o play/stop.
Uma sequência de cortes.
Em outras palavras seria a mesma coisa de separar somente as partes boas e deletar as partes ruins. Outra questão que está na pele de um editor é a decisão.
É na edição que tomamos a decisão de cortar os planos, fazer emendas e ajustes tanto no vídeo quanto no áudio, deixando assim aquele aquele plano pronto para ser justaposto com outros.
Pode até parecer uma bobagem, mas essa é a prática comum no mundo da produção de vídeos, no entanto, muitas pessoas confundem edição com montagem de vídeos.
A Edição de Vídeos não é para Todos!
Aqui acreditamos que a edição não é para todos, pois, muitas pessoas e empresas querem algo mais “profissional”, ou seja, um material mais elaborado e dinâmico com vontade de dar um replay.
Quando tudo que você vê por aí não te atende mais é bem provável que você já esteja querendo vídeos montados.
Confira também: Arquétipos em Vídeos Marketing
Confira também: Não Faça um Vídeo Institucional para Sua Empresa
A Montagem de Vídeo
A montagem de vídeos começa mesmo é no roteiro, mas podemos partir do momento em que, após a edição dos arquivos, nós começamos a dar sentido ao filme em questão.
É nesta fase que começamos a dar o sentimento, ritmo, dinamismo, composição, sequência dos planos e da história do filme.
Ou seja, uma justaposição de planos que dão sequência dinâmica e vívida de uma história ou mensagem.
5 Tipos de Montagem de Vídeo
Segundo Sergei Eisenstein, a montagem de vídeo é feita através de 5 tipos: métrica, rítmica, tonal, atonal e intelectual:
Métrica
Refere-se à duração de cada um dos planos. Encurtar planos diminui o tempo que o público tem para absorver a informação e, com isso, aumenta a tensão da cena, ou seja, os planos mais próximos criam uma sequência mais intensa.
Rítmica
Está relacionada à continuidade visual entre os planos, por exemplo, as cenas de conflitos onde a oposição de forças podem ser representadas de direções diferentes.
Tonal
Aqui as decisões na montagem de vídeo buscam estabelecer uma característica emocional da cena durante toda a sequência.
Atonal
Aqui misturam-se as montagens métrica, rítmica e tonal, manipulando o tempo do plano, ideias e emoções para evocar a emoção desejada na plateia.
Intelectual
Trata-se da inserção de ideias em uma sequência de grande carga emocional.
A princípio, um único material pode ter vários estilos de montagem de vídeo, porém, cada um tem sua peculiaridade e tempo de execução.
Então, o tempo de montagem pode varia de roteiro para roteiro.
Um Bom Montador de Vídeo Saberá Qual Direção Tomar
As imagens de apoio podem ser usados nessa fase e ajudam a construir o sentido do filme.
As imagens de apoio são consideradas:
- Imagens externas: para ilustrar a mensagem;
- Inserts;
- Pesquisas;
- Composições
- Animações
- Infográficos
- Dados;
- Estatísticas
- Trilhas;
- Efeitos Sonoros e entre outros recursos.
Quando um vídeo é bem montado o espectador é tão envolvido pela mensagem que nem percebe os cortes, “falhas”, trilhas e outros pormenores.
Em contrapartida, é possível observar essas “falhas” quando se assiste pela segunda ou terceira vez.
A Montagem de Vídeo É Ideal para:
- Apresentação de Pitchs em geral: vídeos para reuniões, para investidores, para causas e afins.
- Vídeos explicativos: vídeos que explicam alguma ferramenta nova, vídeos animados.
- Efeitos Especiais: inserido em qualquer linguagem de vídeo conforme recomendado no roteiro ou por quem estiver dirigindo o vídeo.
- Documentários: pois sempre precisam recriar fatos para ilustrar algo que já aconteceu e que não se tem registros/documentos.
- Filmes: de longa metragens e curta metragens.
A Montagem de Vídeo é Para Todos?
A princípio essa é a verdade: a montagem de vídeos não é para todos!
É possível que você esteja procurando algo mais simples que talvez dê para fazer até mesmo pelo celular ou pelos softwares de edição mesmo, como por exemplo:
- Adobe Premiere;
- Vegas;
- Filmora;
- Movavi e entre outros.
Então, se este é o seu caso, vale a pena conferir nosso treinamento sobre edição de vídeos no celular que pode te atender e te ajudar a começar seus vídeos.
Resumindo…
Sabe como nós concluímos?
Então…sabe aquele vídeo/filme que evoca fortes emoções em você? Que você pirou? Riu de doer a barriga? Que te deixou meio tonto?! Que provocou suspiros, sorrisos, um….”Uaaaauuuuu!!!!”
Então, alcançar essa satisfação, este entusiasmo é sinal de que o vídeo foi montado!
A montagem de vídeo, geralmente exige mais tempo. Apesar de sempre ter prazo para entrega essa etapa precisa de muitas revisões.
E mais! O que fica impresso como repercussão é o estilo da montagem do vídeo.
Mas e a mensagem?! Ela não é importante?
Com toda a certeza que sim! É sim!
A princípio, a mensagem do vídeo pode ser definida e, até mesmo, redefinida na montagem de vídeo.
Portanto te pergunto: que tipo de vídeo você está buscando?
Bem, espero que este texto tenha te ajudado!
A saber aqui no Estúdio Caft, somos uma produtora de conteúdo em vídeos focados em estratégias de video marketing, caso queira falar conosco, clique no botão abaixo: