Blog

O Que Considerar na Produção de Vídeos?

A produção de vídeos para é um dos assuntos que mais cresce conforme vai aumentando as audiências nas redes sociais e não só isso, mas a rede 5G de conexão trará uma maior consumo de tráfego de internet e permitirá mais consumo de vídeos on demand, lives, reuniões e afins.

Lá pelos anos de 2000 a 2005 mais ou menos a produção de vídeos era tendência, porém atualmente, pelo menos aqui, não julgamos como tendência mais, mas como uma realidade e necessidade apesar de ainda ter pessoas começando a produzir vídeos nos dias de hoje.

A Produção de Vídeos Atualmente: Celular e Câmeras Profissionais

O que Considerar na Produção de Vídeos
O que Considerar na Produção de Vídeos

Os celulares estão com hardwares melhores a cada dia, a cada lançamento e, com certeza, chegará um momento em que eles terão uma capacidade igual ou similar a computadores(nós acreditamos), porém acreditamos também que sempre haverá grandes diferenças entre ambos, pois são para usos diferentes.

Se compararmos as câmeras profissionais com os celulares, as câmeras profissionais ainda ganham por mais que dá para se fazer vídeos com celulares. Porém a maioria das câmeras(filmadoras, mirrorless, DSLRs) possuem vários outros recursos e processamento diferentes de um smartphone.

A grande questão está no uso. Que tipo de vídeo você quer fazer? Precisa de praticidade ou portabilidade? Tem computador para editar? Precisará de animações? Essas são as perguntas que mais respondemos e também nos perguntamos em cada projeto, pois há projetos que podem ser feitos usando o próprio celular como câmera principal.

Por exemplo, se você vai gravar vídeos de você mesmo para o youtube ou facebook ou instagram, certamente você fará com seu celular. Nesse cenário o celular resolve e muito essa demanda. 

Outro exemplo, são filmes de ação, gravações extensas, conhecimento profissional, efeitos de câmera lenta, low light(capacidade de enxergar filmar em baixa luminosidade) são fatores para câmeras profissionais em geral, resumidamente.

Então independente da sua realidade você precisa considerar não somente a câmera mas outros fatores para seu vídeo ficar top.

Devo Usar Iluminação para Produzir Vídeos?

A resposta é sempre SIM! Você deve usar sempre mesmo que isso gere mais trabalho ou investimento, você precisa investir em iluminação para que a cena fique bonita, pois o belo vende, conecta com as pessoas e além de representar sua marca com qualidade e isso reflete automaticamente no seu produto pois o espectador associa, inconscientemente e conscientemente, que sua marca é boa/profissional.

Sempre recomendamos nossos amigos, parceiros e clientes a comprarem pelo menos um par de softbox com lâmpada com temperatura Luz do Dia, 5500 kelvins, pois elas iluminam muito bem o sujeito da cena, além do mais, com uma softbox você ilumina o sujeito e com a outra você pode iluminar algo importante do seu cenário também ou até mesmo rebater a luz no sujeito para criar um contorno, fica lindo!

Mesmo ao ar livre, recomendamos uma iluminação também. Você pode usar um led de 1200 watts ou mais potente ou um rebatedor também para iluminar pelo menos o rosto da pessoa ou a frente de um objeto.

Resumindo, precisa ter iluminação e ponto final. Se quiser um mínimo de qualidade de imagem, tem que ter iluminação além da sua câmera.

O Áudio É Mais Importante Que a Imagem

O Que Considerar na Produção de Vídeos
O Que Considerar na Produção de Vídeos

Parece estranho mas é a mais pura verdade! O áudio é mais importante que a imagem. Sem ele seu vídeo não ganha vida e emoção. Já experimentou assistir o mesmo vídeo no modo mudo e com som? Um filme, por exemplo? 

Você já reparou que em muitos filmes, que nos emocionam, eles tem uma trilha sonora personalizada do começo ao fim do filme? Sim e nem percebemos haha. Normalmente vamos perceber quando assistimos lá pela segunda ou terceira vez…haha.

Há quem diga que escutamos 12x mais do que enxergamos e não é à toa que escutamos barulhos de longe mesmo antes de conseguir enxergar. Agora imagine em vídeos! Vamos mais longe, imagine na época do cinema mudo!

Pois bem, ter uma preocupação na captação nítida do áudio para seu vídeo fará muita diferença no seu material finalizado, pode ter certeza.

Muitas pessoas, por uma questão de economia, acabam contratando pessoas para apenas captar a imagem, ou seja, apenas a filmagem do vídeo e esquecem de que o áudio é mais importante, por isso, seja você mesmo que vai produzir o vídeo ou terceirizar, certifique-se de ter uma captação de áudio de qualidade.

Em alguns casos, captamos o áudio com o próprio celular, mas a nossa realidade é sempre usarmos um gravador de áudio externo juntamente com o áudio da câmera também.

Editar ou Montar Vídeos?

Há uma longa discussão sobre essa questão. Alguns afirmam que as duas coisas são praticamente sinônimas, porém, outros declaram que são coisas diferentes e que por mais que o significado popular de um seja igual ao do outro, na prática eles acabam tomando rumos diferentes no processo da pós-produção de um vídeo.

A edição, na prática, e na nossa opinião também, é um processo onde se corta os takes (aquele pedaços de gravação que são gerados quando aperta-se o play/stop). 

Está mais relacionado a uma sequência de cortes. Em outras palavras seria a mesma coisa de separar somente as partes boas e deletar as partes ruins. 

Popularmente chamamos esse tipo de edição de Primeiro Corte. É possível fazer isso tanto pelo celular quanto em qualquer outro software de edição.

Pode até parecer uma bobagem, mas essa é a prática comum no mundo da produção de vídeos, no entanto, muitas pessoas(amigos/clientes/prospects) confundem edição de vídeos com montagem de vídeos e é comum qualquer pessoa exigir uma linda montagem com o preço de apenas uma edição.

A Montagem de Vídeos

A montagem começa mesmo é no roteiro, mas podemos partir do momento em que, após a edição dos arquivos, nós começamos a dar sentido ao filme em questão. É nesta fase que começamos a dar o sentimento, ritmo, dinamismo, composição, sequência dos planos e da história do filme. Ou seja, uma justaposição de planos que dão sequência dinâmica e vívida de uma história ou mensagem juntamente com técnicas de montagens em geral.

Sergei Eisenstein, um cineasta criativo que revolucionou a cinematografia é considerado um dos pais do audiovisual. Ele criou o efeito de fome, medo, frio, raiva e entre outros, mostrou com suas obras que a arte cinematográfica é, sobretudo, a montagem.

Ele define a montagem através de 5 tipos: métrica, rítmica, tonal, atonal e intelectual. 

Um único vídeo pode ter vários estilos de montagem e não apenas um, mas cada um tem sua peculiaridade e tempo de execução que pode variar de roteiro para roteiro.

As imagens de apoio, inserts, pesquisas, animações, composições também podem ser incluídos nessa fase pois ajudam a construir o sentido do filme.

Nas imagens acima é possível perceber a diferença.

Leia também sobre: Edição ou Montagem? Qual Serviço Eu Preciso?

Seu Vídeo Ficará Bom!

Em suma, parabéns por ter lido tudo isso e se você realmente entendeu a mensagem, posso te dizer que seu vídeo ficará bom! Muito bom! Se você considerar todas essas dicas aqui é claro.

Se você for contratar um profissional, certifique-se que ele tem equipamentos suficientes, experiência e portfólio, se possível. Não queira economizar pegando apenas uma pessoa com uma câmera, pois nem sempre fica bom o suficiente.

Bem, espero que este texto tenha te ajudado!

Saiba que aqui no Estúdio Caft, somos uma produtora de conteúdo em vídeos focados em estratégias de video marketing.

Então clique no botão abaixo e vamos conversar:

Fale com um Especialista
Fale Conosco – Estúdio Caft

Fabio Tiago

Fabio Tiago é Estrategista Digital reconhecido pela Eduzz, Motion Designer de Campo Grande-MS. Formado em Tecnologia em Multimídia e Pós Graduando em Influência Digital pela PUCRS. Possui experiência em Audiovisual, Gestão de Tráfego, Youtube SEO e Design. Criou o Estúdio Caft para produzir vídeos para sua audiência e resultados para sua empresa.