Produção de Conteúdo em Vídeos no Marketing Religioso
À primeira vista, a produção de conteúdo em vídeo parece ser algo novo mas não é e faz parte de estratégias de marketing religioso.
Porém, na prática pode até ser mas se você entende um pouco sobre marketing de conteúdo logo enxergará muitas possibilidades.
Se você é um cristão, certamente, sonha em trabalhar estratégias de marketing religioso para expandir o território da sua denominação em sua localidade.
O marketing religioso aproxima os fiéis com toda a certeza e usar os vídeos nesse processo é uma ótima estratégia.
Entretanto, por mais palpável que sejam as possibilidades é possível encontrar muitos desafios.
Em outras palavras, os desafios vão desde recursos financeiros, passa pelas prioridades, mentalidades e intenções.
Todavia, as possibilidades sempre existirão e os líderes que entenderem isso alargarão seus territórios.
Então, se você está interessado em produzir conteúdo religioso em vídeos para sua igreja, seja bem vindo.
A Bíblia está repleta de conteúdo que precisa ser transcrita em vídeos, não somente no formato de mensagens, mas exploradas em outras linguagens para influência toda a sociedade.
Afinal a produção de conteúdo em vídeo é ampla e em cada denominação pode-se obter ideias diferentes com estratégias semelhantes as do mercado.
Em seguida, veremos um pouco sobre nosso trabalho na IECG de Campo Grande/MS.
Sobre a IECG
A Igreja Evangélica Comunidade Global é uma igreja dinâmica. Assim sendo, oferece um Ensino Bíblico fundamental.
A princípio, liderada pelo Apóstolo Edmilson e Apóstola Mariza, a IECG vem crescendo e expandindo a mensagem de Cristo em toda a sua localidade.
Antes de tudo, atendemos a IECG entre os anos de 2014 a 2020.
Vídeos para Marketing Religioso
Contudo podemos destacar alguns tipos de trabalhos audiovisuais que realizamos neste período.
Por exemplo: Vídeos informativos, Coberturas de Agenda, Conferências, Victorius, Programas de Televisão e Otimização de Canal no Youtube.
Mais de 1032 Vídeos Informativos
Em primeiro lugar, podemos dizer que Vídeos Informativos são vídeos que informam.
Apesar de óbvio está mais relacionado a informações da agenda de atividades da denominação.
Por outro lado, ao longo de quase 5 anos foram mais de 1032 vídeos informativos produzidos.
Veja abaixo alguns vídeos informativos que fizemos para a IECG. Por exemplo:
Em síntese, os vídeos informativos fazem parte de uma estratégia maior de produção de conteúdo em vídeo para o marketing religioso.
Mais de 523 Vídeos de Eventos
Sobretudo, a IECG possui diversas atividades em seu calendário, por exemplo: batismo, escola de líderes, cultos, atividades para idosos, crianças, jovens, treinamentos, retiros, acampamentos entre outros.
Portanto, cada evento de agenda fazia-se um resumo em vídeo para uma retrospectiva mensal da igreja.
Então, de 2 a 4 vezes na semana tínhamos gravações e After Movies para serem feitos.
Abaixo tem alguns vídeos:
O Encontro de Gestantes foi um dos materiais sociais mais relevantes que já vimos de uma instituição religiosa pois eram encontros amigáveis com informações relevantes.
Com o intuito de ajudar as gestantes, cada encontro dispunha de profissionais renomados para trazer confiança e conforto às gestantes.
Sem dúvida é uma excelente estratégia para um marketing religioso.
Testemunhos de Transformação
Com a finalidade de criar um espaço para a própria comunidade conhecer as histórias uns dos outros foi criado o quadro Testemunhos de Transformação com várias histórias inspiradoras.
Como por exemplo a história da família Ovando. Um dos testemunhos com maior visibilidade.
Estes Testemunhos de Transformação são histórias reais de fé que inspiraram muitas pessoas. Portanto, um tipo de conteúdo assim é uma excelente estratégia para o marketing religioso de qualquer instituição.
Victorius: Um Marketing Religioso com Aventura
O Victorius é um “rally humano” onde cada pessoa precisa da ajuda do próximo para poder completar a prova.
Primeiramente, são provas de resistência, de muita força física e companheirismo.
Apesar de não ser um evento corriqueiro, as demanda de planejamento aconteciam regularmente para mobilizar uma grande estrutura para a realização das provas.
Nesta demanda por exemplo, as gravações aconteciam durante uma tarde. Gravamos bastidores, pessoas na lama, carregando pesos e vencendo o extremo cansaço.
Na equipe audiovisual, contamos com Drones, estabilizadores elétricos(Gimbal), 3 Mirrorless, entre 2 a 3 GoPro e microfones para captação de áudio durante as provas.
Separamos alguns links de vídeos do Victorius para você conhecer:
Este vídeo, por exemplo, foi captado e editado durante o evento.
Um dos maiores desafios de uma produção deste tipo é, sem dúvida, a captação. Pois o evento é em tempo real e não tem replay, ou seja, não temos controle sobre o que está acontecendo.
Este tipo de captação sempre demanda mais investimento e equipe preparada para produzimos materiais ricos e completos em si.
Conferência Relevante
A saber, este é um evento da do grupo de jovens da IECG: Juventude Relevante.
Assim como no Victorius este é um evento anual que acontece sempre durante 3 dias.
Porém a preparação para o evento acontece muito antes da data marcada.
Aqui a produção de conteúdo em vídeos segue uma cobertura total para registrar todos os momentos deste grande evento.
Ora com linguagem jornalística ora de entretenimento e ora informativa.
Desse modo, tudo o que acontecia que envolvesse a conferência relevante nós produzíamos conteúdo a respeito.
Os conteúdos eram dos mais variados, por exemplo: bastidores, organização, reuniões, estratégias, equipe de comunicação em geral, ministrações, palestras/sessões, resumos diários para soltar logo após o termino da última ministração são exemplos de conteúdos em vídeos produzidos para a igreja.
Veja abaixo alguns exemplos dos materiais produzidos:
Conteúdo de Espera em Vídeos
Vídeos de conteúdo de espera são vídeos para as pessoas assistirem antes de começar o culto, por exemplo. Neste caso, uma programação de 5 minutos a 10 minutos.
Nestes materiais era produzido conteúdos sobre a Juventude Relevante, sobre as ações juntamente com conteúdos interativos de perguntas e respostas: QUIZ.
O QUIZ tinha conteúdo ora bíblico ora de português ora de matemática e sempre acompanhado de um tema atualizado da semana.
153 Programas de Televisão
A Rede Super MS é uma TV Cristã de Mato Grosso do Sul filiada a Rede Super de Belo Horizonte.
Em um período de 7 meses produzimos 153 programas com 55 minutos diários para a grade de programação da IECG na Rede Super MS.
Na estrutura de cada programa tinha-se um mix de vários conteúdos sobre a igreja. Alguns conteúdos eram reprisado mas na grande maioria eram conteúdos inéditos.
O maior desafio desta demanda sem dúvida era o prazo de entrega diário. Um programa de 55 minutos de duração com conteúdo inédito todos os dias demandava muito tempo de edição, porém todos foram cumpridos.
Em contrapartida, para deixar o material atrativo misturamos edição de vídeos com montagem de vídeos e motion design.
Leia também: Edição ou Montagem? Qual eu preciso?
Confira também: Não Faça um Vídeo Institucional para Sua Empresa!
Veja aqui alguns exemplos dos programas produzidos para a IECG.
Outros Serviços para o Marketing Religioso da IECG
Não apenas fizemos estes materiais citados acima mas também vários outros materiais especiais tanto de demandas esporádicas quanto corriqueiras.
Filmagens, edições de mensagens, vídeos nuggets de mensagens para alimentação de redes sociais, contagens regressivas, teasers e entre outros por exemplo.
Apesar de ainda existir muitas possibilidades para se trabalhar o marketing religioso de qualquer instituição existirá desafios e prioridades a serem estabelecidas.
Em quê podemos te ajudar?
Por fim, chegamos no final deste texto. Agora queremos saber: como podemos te ajudar?
É provável que você está aqui querendo conhecer um pouco mais sobre o universo da produção de conteúdo em vídeos para marketing religioso e qual tipo de vídeo seria o mais indicado para você.
Então se isso faz sentido para você e você quiser falar conosco, clique no botão abaixo e bóra zapear um pouco!
Te vejo no próximo conteúdo. T+!